Bem-vindos!

Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.

Abraços,
Professora Cris

quarta-feira, 19 de março de 2014

Todos se foram

Já deu para perceber que o mês de fevereiro foi mais tranquilo do que está sendo este de março, não? Ultimamente não tenho conseguido postar coisas novas por dois motivos: estou dedicando muito tempo na escrita de um romance e tenho trazido bastante trabalho da escola para casa.

Hoje é feriado e eu tinha pensado em passar a tarde ajeitando as coisas por aqui... mas de repente bateu uma vontade enorme de ir na casa da minha mãe. Fui e o blog ficou para agora, finalzinho do dia.

Talvez eu só consiga organizar todos os links para amanhã, pois tem muita coisa nova. Uma delas é a reorganização da proposta com a editora Candice Press. A princípio o blog faria parte do meu projeto com eles, então teríamos atividades gratuitas e outras disponíveis via assinatura. Mudamos o foco. Com a editora fica o que for realmente livro e estará disponível na Livraria Cultura (além de lojas internacionais). As atividades permanecem aqui e serão gratuitas.

Na minha sala de aula, ontem foi dia de jogar todos se foram. Há duas semanas atrás nós havíamos feito duas rodadas coletivas (com toda a turma) para aprender as regras e finalidade do jogo. Ontem eu dividi as crianças em grupos e deixei que jogassem livremente. Fiquei surpresa com o resultado: já dominam o jogo e jogam de forma independente.

Jogamos com os pratos descartáveis, prato decorado e forminhas de docinhos:



E um grupo jogou com os rabicós e prendedores de roupa, foi bem legal, eles amaram (até porque era um grupo apenas com meninas).


Eu desenvolvi a atividade com uma turma de 1º ano, mas esses jogos podem ser feitos com as turmas de Educação Infantil. Fazíamos ano passado com o Maternal III e fazemos este ano com o Pré. (Para ser sincera, compartilho o material, já que como quase sempre acontece conosco, professores, este material extra foi comprado por mim. Não faz sentido comprar duas vezes, melhor carregar de um lado para o outro e investir em coisas novas.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário