Bem-vindos!

Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.

Abraços,
Professora Cris

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Inverno Encantado - Jogo bônus

Este jogo não está no livro. Na verdade, eu pensei nele depois que o livro já estava publicado. Pensei em realizar uma nova edição, acrescentando-o. Porém, preferi deixá-lo como bônus para os leitores do blog. Então agora descobriram porque o livro tem o subtítulo "Um jogo, muitas possibilidades". 

Vamos ao jogo:

Nome: Colecionando

Família de jogos: Todos se foram

Número de jogadores: 2 a 8, preferencialmente em número par

Cartas: depende do número de jogadores. 2-3 jogadores - 1 conjunto completo + material de contagem (45); 4-5 jogadores - 2 conjuntos completos + material de contagem (90); 6-7 jogadores - 3 conjuntos completos + material de contagem (135); 8 jogadores - 4 conjuntos completos + material de contagem (180).

Procedimento:

  • Dispor no centro da mesa o material de contagem com a face estampada para cima e uma pilha com as cartas misturadas com a face estampada para baixo. 
  • Sortear quem irá iniciar o jogo e determinar a sequência de jogadores (sugiro que seja seguida a ordem em que estão dispostos, horário ou anti-horário, para facilitar).
  • O primeiro jogador pega a primeira carta e depois de ver a quantidade ali representada, recolhe da mesa essa quantidade do material de contagem.
  • Na ordem estipulada, todos os jogadores realizam este procedimento. Acabada a rodada, repete-se até o final das cartas e/ou material de contagem.
  • Ao acabar a pilha de cartas, cada jogador conta o material de contagem que recolheu. Vence quem tiver a maior quantidade.

OBS: utilizando-se a quantidade indicada acima, a pilha e o material de contagem acabam no mesmo momento, exceto se as cartas finais representarem zero. Porém, se você achar que a quantidade a ser contada extrapola a habilidade atual de seus alunos, a quantidade do material de contagem pode ser diminuída para esse limite. O jogo termina ao fim do material de contagem mesmo que ainda se tenha cartas na pilha, pois o objetivo do jogo é recolher todas as peças.

Variação: Utilizar o dado para indicar a quantidade a ser coletada. Neste caso, utiliza-se apenas o material de contagem na quantidade desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário