Elas não servem apenas para serem colocadas no painel. Como toda atividade e material que levamos para uma classe de alfabetização, elas devem ser exploradas em sua função social e como material escrito.
Deixo aqui algumas sugestões:
SOPA DE TARJETAS
Separar as tarjetas com as atividades que serão realizadas no dia. Colocá-las, com a face escrita voltada para cima, sobre uma mesa. Solicitar que uma dupla ou trio de crianças ordene-as na sequência das atividades que você for falando.
Variação: solicitar às crianças que ordenem segundo suas próprias hipóteses. Essa atividade é interessante fazer quando já há uma rotina pré-estabelecida e as crianças já a dominam.
PROCURANDO A TARJETA
Separar as tarjetas com as atividades que serão realizadas no dia. Entregar uma para cada criança (as que não receberem tarjeta neste dia, receberão em outra ocasião). Nomear a primeira atividade do dia e solicitar que a criança que está com esta tarjeta a coloque no painel, e assim sucessivamente com todas as atividades.
ESCONDIDINHO
Colocar as tarjetas com as atividades que serão realizadas no dia no painel, com a face escrita voltada para baixo. Pedir que as crianças apresentem hipóteses de qual será a primeira atividade do dia. Revelar a tarjeta e fazer a conferência da hipótese. Realizar a atividade. Antes de iniciar a segunda atividade, repetir o procedimento de hipótese e conferência. O mesmo com todas as atividades do dia.
As três atividades podem ser realizadas com crianças leitoras e pré-leitoras.
Você tem mais alguma sugestão? Compartilhe conosco deixando-a nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário