Bem-vindos!

Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.

Abraços,
Professora Cris

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Trabalhando com tarjetas de rotina

Elas não servem apenas para serem colocadas no painel. Como toda atividade e material que levamos para uma classe de alfabetização, elas devem ser exploradas em sua função social e como material escrito.

Deixo aqui algumas sugestões:


SOPA DE TARJETAS

Separar as tarjetas com as atividades que serão realizadas no dia. Colocá-las, com a face escrita voltada para cima, sobre uma mesa. Solicitar que uma dupla ou trio de crianças ordene-as na sequência das atividades que você for falando.

Variação: solicitar às crianças que ordenem segundo suas próprias hipóteses. Essa atividade é interessante fazer quando já há uma rotina pré-estabelecida e as crianças já a dominam.

PROCURANDO A TARJETA

Separar as tarjetas com as atividades que serão realizadas no dia. Entregar uma para cada criança (as que não receberem tarjeta neste dia, receberão em outra ocasião). Nomear a primeira atividade do dia e solicitar que a criança que está com esta tarjeta a coloque no painel, e assim sucessivamente com todas as atividades.

ESCONDIDINHO

Colocar as tarjetas com as atividades que serão realizadas no dia no painel, com a face escrita voltada para baixo. Pedir que as crianças apresentem hipóteses de qual será a primeira atividade do dia. Revelar a tarjeta e fazer a conferência da hipótese. Realizar a atividade. Antes de iniciar a segunda atividade, repetir o procedimento de hipótese e conferência. O mesmo com todas as atividades do dia.

As três atividades podem ser realizadas com crianças leitoras e pré-leitoras.

Você tem mais alguma sugestão? Compartilhe conosco deixando-a nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário