Bem-vindos!

Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.

Abraços,
Professora Cris

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Classificação e seriação

Esta semana eu estive revendo os cadernos do PNAIC para organizar as atividades que disponibilizo aqui no blog de acordo com os "Direitos de aprendizagem" propostos pelo Pacto. E nesta releitura tive uma grande surpresa: analisando os direitos de Matemática não encontrei nenhum que fizesse referência às habilidades de classificar e seriar. Fiquei intrigada, pois no estudo de alfabetização matemática foram discutidas propostas que contemplam a classificação e a seriação. Todo currículo decente, apresenta o conteúdo. Todo profissional sabe da importância de classificar e seriar para a vida e para outras aprendizagens. A pergunta era: por que não está aqui?

Por mais que tenha procurado nos temas de Matemática, muito encontrei sobre o tema mas direito que é bom, nenhum. Não fazia sentido, mas como não posso ler o que não está escrito e já tinha lido (diversas vezes) os temas de Matemática, deixei a questão anotada e segui com o estudo para outras áreas.

Hoje, finalmente, cheguei ao último tema: Ciências. E para meu espanto, ali está o direito de aprendizagem referente aos conteúdos de classificação e seriação. Claro e irrefutável que seja ele: "Aprender a seriar, organizar e classificar informações." (p. 36 do caderno 5 do 2º ano).

Menos mal que existe, mas outras perguntas pipocaram em minha mente. Não discuto que estas habilidades fazem parte dos procedimentos científicos, então faz sentido estar ali. Mas isso não seria voltar ao tempo que Matemática e Ciências eram vistas como "semelhantes"? O mesmo professor ministrava as aulas das duas disciplinas, exigia-se dos estudantes notas semelhantes nas duas pois seriam "parecidas", quem leva jeito para uma, leva para a outra também.

E sendo uma volta no tempo, isso é bom ou ruim? Estaria aquele pensamento certo e o de agora errado? Ou será que essa necessidade de separar em disciplinas é que causa o problema? Deveríamos ter, no mínimo, um olhar interdisciplinar? O currículo e a organização escolar deveriam ser transdisciplinares?

Agora já nem sei em que área do conhecimento devo classificar atividades de classificação.

Às vezes penso que seria melhor ler menos e refletir menos. Eu teria menos problemas.

Meia hora - e muitas reflexões - depois, concluo que seriar, organizar e classificar são procedimentos científicos. Que seriar números considerando a quantidade que representam é Matemática. Classificar as letras em consoantes ou vogais segundo o som que representam é Língua Portuguesa. Ou seja, o ato de seriar, organizar e classificar não é um conteúdo em si. Conteúdo é o critério utilizado para realizar o procedimento. Conclusão das conclusões: aprender é transdisciplinar.

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