Bem-vindos!

Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.

Abraços,
Professora Cris

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Novas postagens

Olá, amigos!

O ano começou com menos trabalho que os outros, situação decorrente de algumas mudanças na minha vida profissional. Menos obrigações, mais diversão! E este blog está na lista de minhas diversões, criar novas atividades e compartilhar com vocês é algo que eu gosto muito.

Estou reorganizando as bibliotecas porque o volume de atividades postadas tornou-se muito grande para o modelo anterior - com imagem. Agora será por título, que levará à página de descrição com link para download.

A página de descrição será padronizada (devagar estou atualizando as postagens antigas) e a partir de agora terá informação dos conteúdos trabalhados na atividade e dos direitos de aprendizagem (segundo os cadernos do PNAIC) garantidos naquela ação pedagógica proposta. Espero estar contribuindo positivamente para o trabalho de vocês.

Também estou elaborando um catálogo - que ficará disponível para download - com todas as atividades e cadernos que disponibilizo no blog.

Daqui a pouco vou postar uma nova atividade já dentro da padronização estabelecida. Trata-se de um jogo que eu estou devendo para alguns colegas desde o ano passado: as cartas de frutas.

Eu fiz elas em 2013 para trabalhar com o 2º ano mas podem ser usadas com o 1º e o Pré também. Foi um trabalho desenvolvido a partir da leitura de um livro de metodologia da Matemática (que eu cito no caderno) e adaptado para minha turma. Não era uma turma muito experiente com jogos e com uma diversidade de aprendizagens muito grande, o que exigia o trabalho constante com as estações e o uso de materiais de largo espectro - que permitem múltiplo uso segundo o nível de desenvolvimento da criança.

E chega de conversa que eu ainda quero criar um caderno de gráficos antes de almoçar!

Beijos... e obrigada pela companhia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário