Bem-vindos!

Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.

Abraços,
Professora Cris

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sacola de lembranças

Finalizei uma proposta que eu havia começado ainda em 2014 e ficou parada por falta de inspiração, falta de tempo e necessidade de criar o que eu iria utilizar imediatamente.

Estou disponibilizando um conjunto de atividades para o "primeiro dia de aula" que abrangem propostas a serem utilizadas do 1º ao 5º ano. Na verdade, é um caderno na perspectiva do trabalho com a identidade, então pode ser feito em qualquer momento do ano, seja com o encaminhamento de socialização ou não.

Uma das proposta é a sacola de lembranças, que pode ser feita com qualquer turma. Até mesmo como dinâmica com adultos.

Envia-se um pequeno bilhete para casa pedindo que a criança traga 3 objetos que lhe evoquem lembranças. Esclarecer antecipadamente que ela terá que partilhar essas lembranças com o grupo, afinal todos temos direito a conservar apenas conosco ou dividir com poucas pessoas pedaços de nossas vidas. Isso é para evitar que a criança fique constrangida no momento, sabendo que vai contar para todos, ela escolherá objetos que fazem parte de um instante da vida que ela de fato deseja dividir. 

Os objetos deverão vir em uma sacola (dessas de supermercado, que todos têm) e só podem ser mostrados aos outros no momento da atividade. As crianças sabem, sim, guardar segredo.

Forma-se uma roda e todos partilham seus objetos e lembranças. É interessante que o professor também traga seus objetos, as crianças sentem-se mais à vontade quando seu professor participa junto com elas de atividades de natureza emocional. Além da curiosidade que elas têm sobre a vida do professor fora da escola, o que às vezes para elas é difícil conceber que exista. (Quando eu trabalhava longe de casa, aconteceu-me de as crianças se surpreenderem que eu tinha uma casa "Mas você não fica sempre na escola? É uma casa igual a da gente ou é uma casa-escola?")

Baixe o arquivo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário