Os crachás são uma ferramenta de trabalho poderosa, multiuso e indispensável. Eles contêm mais que o nome da criança, é a própria identidade dela.
Hoje, deixo com vocês algumas sugestões para trabalhar com os crachás em sala de aula de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Sopa de crachás: dispor todos os crachás com o nome voltado para cima sobre uma mesa, ou no chão se estiver sentado em roda. Uma a uma, cada criança deverá pegar o seu nome.
Quem é?(1): o professor fica com todos os crachás e apresenta um a um, cada criança deve identificar o seu.
Quem é? (2): o professor fica com todos os crachás e apresenta um a um, as crianças devem identificar a quem pertence. O dono não pode se manifestar.
Escolha um amigo: dispor todos os crachás com o nome voltado para cima sobre uma mesa. Uma a uma as crianças escolheram o crachá de outra criança, o pegarão e entregarão ao dono.
Escondidinho: sem que as crianças vejam o nome, colar os crachás embaixo da cadeira de cada um. Uma criança é escolhida para começar e deve pegar o crachá, identificar a quem pertence e entregá-lo. Esta criança será a próxima a revelar o crachá que está escondido em sua cadeira.
Bem-vindos!
Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.
Abraços,
Professora Cris
Abraços,
Professora Cris
Nenhum comentário:
Postar um comentário