Bem-vindos!

Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.

Abraços,
Professora Cris

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tesouro perdido

Esta é uma atividade para ser realizada preferencialmente com blocos lógicos, mas outro tipo de material colorido com tamanhos e formas diferentes pode ser utilizado.

O princípio da brincadeira é a negação, o que torna a atividade bastante complexa para crianças menores, e neste caso sendo melhor que o professor conduza passo a passo o processo de seleção.

Escolha uma peça dos blocos lógicos sem que as crianças saibam. Esta peça será o tesouro.

Solicite que cada criança escolha para si uma das peças dos blocos lógicos. Para garantir que o "tesouro" fique com alguém, é melhor ofertar o mesmo número de peças que de crianças participantes.

Dar as pistas de como o tesouro não é.

Por exemplo:
O tesouro é a peça em forma de círculo, vermelha, grande e fina.
Pistas:
* o tesouro não é amarelo
* o tesouro não é quadrado
* o tesouro não é pequeno
* o tesouro não é azul
* o tesouro não é um triângulo
* o tesouro não é grosso
* o tesouro não é um retângulo

Nas primeiras vezes que executar a atividade, pode ser de grande auxílio ir recolhendo as peças que vão sendo eliminadas com as pistas (se o tesouro não é amarelo, recolher as peças amarelas; se o tesouro não é quadrado, recolher todos os quadrados).

Pode haver um presente para quem ficou com o "tesouro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário