Bem-vindos!

Este espaço funciona exatamente como uma sala de planejamento, aquela onde cumprimos nossa hora-atividade na escola. Aqui podemos conversar sobre estratégias que deram certo - ou não - e recursos pedagógicos que facilitam o nosso trabalho e a aprendizagem das crianças. O foco do blog são as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois essa é a etapa onde desenvolvo meu trabalho há mais de vinte anos. Pretendo compartilhar com vocês o que aprendi ao longo dessa jornada e o que aprendo a cada dia. E gostaria muito da sua participação ativa compartilhando e ensinando a todos nós.

Abraços,
Professora Cris

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Volta às aulas - uma atividade

O primeiro dia de aula sempre gera um certo desconforto. Não importa que a criança já está na escola há vários anos ou a experiência do professor, é um momento que carrega em si uma leve estranheza. Não é exatamente fácil de uma hora para a outra ver-se fechado durante horas em uma sala com pessoas desconhecidas...

Uma forma de quebrar esse desconforto são as dinâmicas de grupo e atividades de integração. Muitas pessoas tem bloqueio em relação a elas por não gostarem de se expor. E, realmente, o primeiro dia não é o melhor momento para 'obrigar' uma pessoa a se expor.

Trago hoje para vocês uma sugestão de atividade de integração relacionada ao nome. É bem simples e consiste numa forma de cada um dizer seu nome para o grupo.

Quem é?

Material: cartões com as perguntas e respostas

Procedimento: entregar a cada criança o cartão correspondente (Eu sou [nome da criança]) e o professor fica com o seu para iniciar a brincadeira. O professor lê o seu cartão (Eu sou [nome do professor]. Quem é [nome da 1ª criança]?) A criança cujo nome foi chamado dará sequência, lendo seu cartão.

O link para baixar os cartões é este: clique aqui.

É um arquivo .doc editável, basta ir colocando os nomes das crianças da sua turma e imprimir.

Em turmas de crianças que ainda não leem, pode ser realizada com a interferência direta do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário